Entenda Como Funcionam as Contas e Perfis no Sistema Haila
- Suporte Haila
- 10 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de set.
Quando você cria sua conta no Haila, você dá o primeiro passo para usar nossa plataforma. Mas criar uma conta não significa que você já terá acesso às áreas do seu coworking ou empresa. Vamos explicar passo a passo como funciona para você não se perder.
1. Sua conta e seu perfil pessoal
Qualquer pessoa pode acessar o site e criar uma conta. Essa conta é o seu acesso pessoal para entrar no sistema.
Importante:Ter uma conta não significa que você já pode reservar salas, pois você ainda não está vinculado a nenhuma empresa ou espaço.
2. Perfis (HailaSpaces)
Dentro do sistema, todo usuário tem um ou mais Perfis, chamamos de HailaSpaces.
Existem dois tipos de perfil:
Perfil Pessoal – criado automaticamente para você. É o seu espaço individual.
Perfil Empresarial – usado quando você faz parte de uma empresa ou coworking.
Você pode alternar entre os perfis usando o seletor no canto superior esquerdo da tela.
3. Empresas (Perfis Empresariais)
Os nossos clientes (como coworkings) têm um Perfil Empresarial, que é o espaço onde eles gerenciam:
Salas e áreas reserváveis
Usuários e empresas que usam o espaço.
Quando dizemos que um usuário faz parte de uma empresa, isso significa que ele tem um cadastro dentro da empresa. O usuário dele, segue sendo um usuário dele, porém, com este "vínculo" através do cadastro la na empresa.
No menu lateral, existe a aba Cadastros.É ali que o administrador da empresa pode cadastrar novas empresas ou colaboradores.
4. Convidando uma Empresa
Quando um coworking cadastra uma empresa parceira, acontece o seguinte:
O coworking preenche os dados da nova empresa e o e-mail do responsável.
Esse responsável ganha um Perfil Empresarial próprio no sistema.
Ele passa a ser o Focal daquela empresa (o dono do perfil).
Se essa empresa for removida da lista de cadastros do coworking, o perfil da empresa continua existindo, apenas perde o vínculo com o coworking.
5. Papéis e Permissões
Cada pessoa dentro de uma empresa pode ter um papel diferente.As permissões são assim:
Focal → dono do perfil da empresa (não existe "mais de um focal")
Gestor → pode gerenciar cadastros e reservas dentro do perfil da empresa
Colaborador/Cliente → pode acessar e reservar, mas não gerencia nada
Recepção → perfil especial para recepcionistas (opcional)
💡 Dica importante: ao cadastrar uma empresa, SEMPRE defina o responsável como Focal.
Em Resumo
Criar conta ≠ ter acesso
Você precisa ser convidado por uma empresa ou coworking para ter acesso às áreas reserváveis
Cada empresa tem um dono (focal) e pode adicionar gestores e colaboradores
Se a empresa for removida de um coworking, ela não desaparece — só perde o vínculo com aquele coworking
6. Contratos — O Passe de Entrada para Reservas
Depois de cadastrar uma empresa, o coworking precisa dar um contrato para ela.Esse contrato funciona como um passe de entrada — sem ele, os usuários daquela empresa não poderão reservar nenhuma sala ou espaço.
O que é um Contrato?
O contrato define como a empresa poderá reservar:
Créditos de tempo (ex.: 10 horas de sala de reunião por mês)
Créditos de moeda (ex.: R$ 200 em créditos para reservar o que quiser)
Quem Pode Usar o Contrato?
Quando o coworking cria o contrato, ele pode escolher quem poderá usá-lo:
Todos os usuários da empresa
Qualquer colaborador poderá usar os créditos para fazer reservas.
Somente usuários específicos
Apenas os nomes que estiverem na lista de “dependentes” do contrato terão acesso às reservas.
Os demais colaboradores da empresa não verão as áreas reserváveis.



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